abril 16, 2016

Termos do Pokémon Competitivo

Olá treinadores, depois de explicar para vocês sobre tipos, evs e ivs, é hora de começar a falar dos termos do competitivo, para que você possa entrar de vez no segmento! Mas antes disso, não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook, para ficar por dentro dos novos posts. ;)

Há várias palavras por aí usadas neste meio, que para um iniciante parece coisa de grego. Para facilitar seu entendimento, separei alguns dos termos mais usados (e uns nem tanto), assim você será capaz de entender, e talvez já até começar a montar um time apenas entendendo um pouco sobre o que significam os termos e que se encaixa dentro deles!




Lead e Anti-Lead: 

São pokémon que entram primeiro no jogo, responsáveis por garantir vantagem e campo favorável para o restante do time. São geralmente opções viáveis para isso, os Entry-Hazards, RapidSpinners e Weather Inducer
Entry-hazards são pokémon que usam golpes que causam efeito de terreno, ou seja, que fazem o oponente sofrer dano sempre que entra em batalha (Spikes, Toxic Spikes, Stealth Rock e Sticky Web). Em contra partida, temos os RapidSpinners (usados como anti-leads), que são os pokémon responsáveis por tirar esses efeitos, usando os golpes Defog ou Rapid Spin. No caso ainda do anti-lead, muitas vezes os pokémon com essa função usam-se de força bruta para tirar rapidamente esse tipo de pokémon do jogo, ou o golpe Taunt, que serve para impedir que golpes que não infligem dano sejam usados.
Os Weather Inducer são pokémon que usarão golpes (ou habilidades) para modificar o clima a favor de sua equipe. Nem são eles vem como leads, no caso de ter que usar um move, mas quando se utilizam das habilidades que modificam o clima (Drizzle, Drought, Sand Stream, Snow Warning) eles com certeza serão os primeiros! 


Sweeper


O Sweeper, nada mais é, do que o pokémono que irá causar o dano da equipe (tanto é que vem do inglês, sweep, que significa "varrer"). Eles se utilizam de golpes que causam muito dano, e de alta velocidade para sempre abater primeiro. São divididos em três categorias: Special Sweeper, que causa dano com golpes especiais; Physical Sweeper, que causa dano com golpes físicos; e o Mixed Sweeper, que é capaz de usa ambos, pois possuem stats que favorecem esse tipo de estratégia. 



Wall 

Como o próprio nome sugere, são pokémon responsáveis por parar os sweepers, garantido defesa para sua equipe. Pokémon com grande base de hp, e resistência para aguentar o tranco do ataque adversário, e também costumam ter golpes que recuperam hp e induzem status negativos no adversário.



WallBreaker


Parecido com o sweeper, porém, sua função é exclusivamente acabar com os Walls. Por serem raros os walls que conseguem defender bem, tanto ataques físicos como especiais, estes pokémon irão atacar diretamente onde é a parte fraca dos walls, facilitando assim a vida dos sweepers.

Tanks


Os tanks são uma mistura de sweepers e wall, só que eles não possuem uma boa speed, e por isso apostam na sua resistência para se manter em campo e causar dano ao adversário.

Support/Cleric


É um pokémon, geralmente com grandes stats defensivos, que é responsável por ajudar o time com golpes que aumentam suas resistências e que recuperam vida. E assim como os walls, podem vir com movimentos que causem status negativos no adverário.


Hazer e Pseudo-Hazer (Phazer)




Pokémon que podem utilizar o move Haze, para eliminar pokémon com stats modificados que estejam em campo. E os pseud-hazers, são pokémon que utilizam golpes que forçam o adversário a trocar de pokémon, como Roar, Whirlwind ou Perish Song




Set-Up, Baton Passer e SubBPasser


Set-up consiste em utilizar movimentos que aumentam algum stat do pokémon, seja ele qual for, mas muitas vezes não é possível fazer isso de forma direta e aí entra o Baton Passer, que é um pokémon responsável por "setupar" e usar o move Baton Pass e passar esse setup para outro pokémon. E, em alguns casos se utilizam do combo Substitute + Baton Pass, para garantir que o pokémon que irá receber o "buff" (aumento de poder) não irá sofrer um OHKO (one-hit ko, golpes que desmaiam um pokémon num único hit).


Switch-out e Wish passer


Switch-out, nada mais é, do que usar um movimento que força seu pokémon a ser trocado. O mais utilizado é o U-turn, geralmente combado com o move Wish, e é dai que vem o wish passer, que são pokémon que se utilizam do move wish, e um switch-out para curar um companheiro de equipe.


Priority (Revenge Killer)




São pokémon que usam golpes de prioridade, pois não possuem mov spd o suficiente para serem mais rápidos que os adversários. Às vezes estes também são usados como Revenge Killers, que são aqueles que entram em batalha para reabrir espaço para o time, abatendo o pokémon adversário que desmaiou um ou mais dos seus.



ParaFlinch, ParaFusion e Dual Screnner


Os dois primeiros, são combos de status e golpes que forçam o adversário a não conseguir atacar.
ParaFlinch é a junção de Paralyze e Flinch, ParaFusion é a junção de Paralyze e Confusion, em ambos os casos a chance do adversário atacar é miníma. Enquanto os Dual Screnner, são responsáveis por erguer os dois golpes de screen que aumenta Def e Sp.Def (Reflect e Light Screen, respectivamente).

Stall


Stall é um tipo de estratégia, que consiste em eliminar seus adversário sem o uso de golpes diretos ou de sweepers. Times defensivos, cheio de status negativos para causar nos adversário, que também possuem suportes para manter esses pokémon vivos. Ou seja, ganhar do adversário pela falta de paciência dele.

STAB e Trait


STAB, sigla de Same Type Attack Bonus. Moves que possuem o mesmo tipo do usuário ganham um bônus de 50% em seu ataque. E Trait, nada mais é que o mesmo que Ability.


Hax

É o mesmo que sorte, quer dizer, ter muuuita sorte. Tipo acertar aquele frozen do Blizzard logo no primeiro golpe.

Bom, pessoal, essas são os termos mais usados no competitivo, se vocês souberem de outros, ou tiverem dúvidas sobre algum que viram por aí, deixem o seu comentário!

Smell ya later!

Nenhum comentário: