maio 26, 2016

Poké Análises: Johto Classics

Olá treinadores, antes de começar o post, curtam a nossa página no Facebook para ficar sempre por dentro dos novos posts que trago durante a semana!
Agora, vamos ao ponto...

Hoje o post será de uma análise, mais especificamente no meu time feito para o Johto Classics. Primeiramente, o que é Johto Classics? É um torneio que está/vai rolar agora pelo Battle Spot do Pokémon OR/AS, onde qualquer um pode  participar e a recompensa é uma Miltank igual a da Whitney, mas com a HA Scrappy. As inscrições acabam hoje (se inscreva por aqui) e o torneio começa amanhã, e vai até o dia 29; você pode batalhar até 10 vezes ao dia, e só poderá usar pokémon entre os números 1 à 251, com exceção de Mew, Mewtwo, Lugia, Ho-Oh e Celebi. E também não podem usar Mega Stones. O prêmio, você pode obter participando de no mínimo 3 batalhas.

Enfim, eu me inscrevi porque achei a ideia legal, e então fiquei pensando num time para usar. Coisa que, aliás, não faço há muito tempo (parei de jogar a sério o competitivo no começo da Quinta Geração). E, eu sempre tive o hábito de criar minhas próprias estratégias e formações, distribuir os EVs como achava melhor, movesets pensados por mim também. Raramente recorria ao Smogon ou algum site parecido com isso. Por isso já aviso que: Aqui as estratégias podem ser bem diferentes das que você encontra por aí, então não me apedreje! ;P

Antes de ler a análise, recomendo que veja os posts sobre: Ability, Nature, O que são EVs e IVs? e Termos do Competitivo, para que você possa entender melhor o post. 


Com vocês, a análise de hoje! 


Feraligatr (M) @ Choice Scarf / Life Orb
Ability: Sheer Force
EVs: 220 Atk / 36 SpD / 252 Spe
Nature: Adamant / Jolly
IVs: 0 Sp.Atk
- Crunch
- Ice Punch
- Waterfall
- Dragon Claw/Outrage / Agillity

Começando por este cidadão aqui. Quando vi o anúncio dessa competição,  pensei imediatamente no Feraligatr com HA que peguei num dos eventos da Nintendo em OR. Por que? Simples, é a ability Sheer Force, que faz com que seu pokémon ignore efeitos secundários de moves (e alguns itens) para aumentar (30%) o seu poder de Attack. Bom, pensando nisso, resolvi criar essa máquina de dano, e sabendo claro, dos seus pontos fracos. Ice Punch para barrar os engraçadinhos que aparecem com Pokés de grama e também com Dragonites; Crunch para o caso de vir um Gengar ou Alakazam; Waterfall sendo STAB pode dar até um OHKO em pokémon que tomem dano normal de water, e que não possuam muita resistência. Quanto ao Dragon Claw, eu poderia substituir por Outrage, já que ambos não combariam com o Sheer Force, mas podem causar um bom dano. 
A Nature é Adamant, mas você também pode optar por Jolly. E é aí que entram os itens. Eu coloquei Choice Scarf no meu, pois ele não possui boost em Spe com a nature, caso ele fosse Jolly, eu usaria Life Orb, que comba com a ability, ao contrário do Scarf.  E também, teria que, caso ache necessário, substituir o último move por Agillity, se escolhesse o Life Orb.

-

Crobat (F) @ Black Sludge
Ability: Infiltrator
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
IVs: 0 Sp.Atk
Jolly Nature
- Defog
- Cross Poison
- Brave Bird
- U-turn

Enquanto pensava no resto do time, me deparei com a seguinte pergunta: O que usar se aparecer uma Blissey/Chansey da vida? A resposta de todos, assim como a minha em primeira instância seria: Gengar. Certo, verdade, ele é um ótimo sweeper. Só que temos que lembrar que ele funciona melhor como Special Sweeper, e pokémon fada possuem Sp.Def muito alta. Sem falar, que, pode haver a chance de encontrarmos Umbreons por aí também. Nesse caso, minha segunda opção para fazer o trabalho sujo de varrer as fadas era o Crobat. Muitos o preferem como Lead/Support, mas eu como sempre penso de uma maneira diferente (me julguem!), e achei que seria interessante colocá-lo desta forma. Sua HA, Infiltrator, me permite continuar o sweeper mesmo que apareça algum Togetic Dual Screener para tentar salvar o time inimigo. U-Turn no lugar de Taunt, pois já possuo Defog para retirar os entry-hazards caso seja necessário, e também irá me salvar caso alguém jogue um poké que ele não pode dar conta. Cross Poison por ser STAB, limpa as fadas e Brave Bird ajuda no sweep de pokémon que tomem dano normal de flying, e caso pareça algum Machamp/Hitmontop/Primeape também. Black Sludge para cobrir o recoil do Brave Bird e garantir um sustain com a ajuda dos 4 EVs de SpD. 

-

Tauros @ Life Orb
Ability: Sheer Force
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe
IVs: 0 Sp.Atk
Jolly Nature
- Earthquake
- Zen Headbutt
- Rock Slide
- Secret Power / Rock Climb

Sim, eu sei o que você está pensando "quem diabos usa Tauros, e velho, seu time vai tomar um vareio de um Jolteon". É aí que você pode se enganar. Confio que o Tauros pode dar conta do Jolteon, mesmo sem STAB, afinal, ele também possui Sheer Force e conta o Life Orb. Não seria louco de jogá-lo em batalha antes de ver o time inimigo inteiro, para não perdê-lo muito cedo (como já me aconteceu). Quanto ao moveset, ele está um pouco improvisado sim, pois não há como conseguir um Tauros com Rock Climb em X/Y/OR/AS, e se eu pegasse algum de geração anterior, não teria como ele vir com HA (já que em B/B2/W/W2 ele só aparece com HA no Dream World). Mas voltando para a estratégia, por conta destes atributos que já citei, ele é um ótimo Physical Sweeper. A nature deve ser Jolly mesmo, pois ele depende de ter Spe para abater os oponentes, e com o combo da ability com o item, ele não depende de uma nature benéfica em attack. Zen Headbutt entra para suprir sua única fraqueza, caso ele acabe precisando lutar contra um lutador. O Secret Power é o improviso na falta do Rock Climb; Rock Slide comba com o SF, por isso o uso dele ao invés do Stone Edge. 

Visão Geral:


Acredito que com essa formação, seja possível que um cubra a fraqueza do outro, sem precisar expor uma nova. Já que se eu colocasse um pokémon Ground para parar o possível Jolteon/Raikou, eu acabaria ganhando mais uma fraqueza contra Ice, o que seria perigoso se levar em conta que há pokés poderosos deste tipo nas primeiras gerações. Levei em conta também o Magneton, que não possui Levitate, e por isso não seria um problema para o Tauros lidar. Como devem ter percebido, meu time é todo baseado em golpes físicos, por um único motivo: O único pokémon com uma boa defesa que pode realmente parar o meu time por ser um stall muito chato, é o Shuckle, que possui fraquezas a Rock e Water, atributos que meu time possui. E, também, por que os outros tanks e walls destas gerações, são mais baseados em Sp.Def. Seria perda de tempo fazer um time com Special Sweeper, sabendo que poderia vir um Umbreon Togetic Eviolite, Chansey Eviolite, etc...

Como disse lá em cima, essa é minha formação, com estratégias minhas mesmo e por isso devem ser diferentes da que você está acostumado a ver por aí, você aderir ou não a ela, é sua opção, afinal você escolhe o que julgar melhor xD (mas claro, espero que use essa haha)


Vou deixar aqui o vídeo de uma batalha que fiz com esse time no Showdown, para testar. Apreciem!




Smell ya' later 

Nenhum comentário: