maio 11, 2016

Breeding Pokémon

Olá treinadores, prontos para aprender o que é Breed Pokémon? Mas antes de começar a ler o tema, curta a nossa página no Facebook, pra ficar sempre por dentro dos novos posts do blog e saber as novidades do mundo Pokémon! 


Sem mais delonga, vamos começar pelo começo (:P)...
A função de breed nem sempre existiu em Pokémon, pra ser mais preciso, ela vai inserida na segunda geração e foi sofrendo algumas alterações ao longo do tempo, mas seu princípio básico se manteve o mesmo, que é colocar dois pokémon do sexo oposto num lugar chamado Day-Care, para que possam procriar. E, claro, há algumas regras para que isso possa acontecer. 

Para que possam de fato procriar, os Pokémon devem ser da mesma espécie, ou participar de algum Egg Group em comum (já explico o que é), ou então podem cruzar com um Ditto. 

Egg Groups são nada mais do que grupos de Pokémon que podem procriar entre si, mesmo não sendo da mesma espécie. Por exemplo: um Tyranitar e um Charizard podem procriar desde que sejam do sexo oposto. Aí você me pergunta, "ok, mas qual pokémon vai nascer disso?" a resposta pra essa pergunta é: O pokémon breedado sempre vai ser da espécie da mãe (a menos que seja um Ditto, claro). Porém, os golpes aprendidos pelo filhote deste breed serão herdados do pai, e o filhote também pode vir com golpes que os dois possuam em comum, com TMs e HMs que os pais possuam, e com Egg Moves que o pai possua.

Você pode acessar a lista de Egg Groups clicando aqui!

Lembrando que: Pokémon lendário (com exceção do Manaphy), bebês, Pikachu Cosplay, Nidorina, Nidoqueen e Unown não podem breedar;
Lembrando que²: Ditto pode cruzar com qualquer pokémon (exceto os citados acima e ele mesmo);
Lembrando que³: Pokémon possuem mais de um Egg Group, utilize o CTRL + F para localizar o pokémon na lista!


Bom, Egg Moves, antes que você pergunte, são golpes que o filhote pode aprender (nascer com, no caso), e que são passados pelos pais (apenas o pai, antes da geração VI). Por exemplo: Um Dragonite que possui Outrage e breeda com uma Charizard que possui Fire Blitz, disso irá nascer um Charmander (lembra, sempre da espécie da mãe) com os dois moves (ou apenas Outrage antes da geração VI). 

Sobre as Hidden Ability, antes da geração VI, apenas a mãe podia passar a HA. Ou seja, se você queria um Torchic com Speed Boost, tinha que possuir um Blaziken (ou qualquer outra evolução do mesmo) fêmea com HA para poder passar para o filhote.

Sobre Nature, é possível usar a Everstone para passar a Nature de um dos pais para o filhote. Antes da geração V, era apenas 50% de chances de passar a nature pro filhote, depois a partir de B2/W2 passou a ser 100% de chanes.


IVs

Agora vamos a parte que as pessoas mais se preocupam, e provavelmente o motivo da maioria ficar gastando horas e horas breedando, que são os IVs! Se você não sabe o que são IVs, pode consultar o nosso post sobre o assunto, corre lá e volta aqui pra terminar de ler, eu espero! mentira vai logo ;)
Normalmente, um filhote nasce com 3 IVs aleatórios, ou seja, é um pouco difícil ter controle sobre isso. Mas pera lá, que tem novidades nos novos games...

A primeira novidade, é que agora existem NPCs que mostram para você quais são os stats que seu pokémon possui IVs (ele usará a frase "They simply can’t be beat!" se os stats que ele mostrou a você possuem os 31 pontos de IV). Outra novidade fica por conta de pokémon selvagens que vem com 2 IVs, em X/Y são os encontrados no Friend Safari, e em OR/AS os pokémon do Hidden Pokémon.
Com isso em mente, parta para a creche (que não tem nada de creche, diga-se de passagem) e deposite seus pokémon com 2 ou mais IVs lá... Mas espere aí amiguinho, você equipou em um deles o item Destiny Knot? Se não, faça isso, pois o item garante que 5IVs serão passados... Claro que seu pokémon pode ou não nascer com os 5IVs, mas ao menos terá garantia que nascerá com!
Feito isso, cheque a cada novo pokémon nascido, com quantos IVs ele veio e vá trocando os país pelos os que possuem mais IVs, isso fará com que você consiga um com os IVs perfeitos mais rápido!


Pokémon Shiny

É possível conseguir shiny por breed? Sim, mas é difícil... Bom, existe um método (que até hoje ninguém afirma com certeza de que funciona), chamado Masuda Method. Nele você precisa de dois Pokémon de localidades diferentes (um americano e um europeu, por exemplo) a fim de aumentar as chances de se obter filhos que sejam shiny. Enquanto pelo método comum de breed a probabilidade é 1/8192 (a mesma de se achar nos matinhos), o Masuda method multiplica esta chance para 5 (5/8192 ou 1/1638) na Geração IV e para 6 (3/4096 ou 1/1365) na Geração V. Na geração VI, a chance se manteve a mesma. E partir dessa geração também, nós encontramos ao fim do jogo (quando completamos a dex) o Shiny Chasm (que auemnta a chance de se encontra shinies no matinho), que influência também em pokémon breedados.

Pokémon Bebês


Alguns pokémon bebês precisam de itens equipados nos pais para nascerem, o que torna um pouco mais difícil o processo dos IVs explicado lá em cima. 
Esse itens equipados são chamados de Incense, e quando equipados na mãe, faz com que nasça sua forma anterior, ou seja, o pokémon bebê. A seguir a lista dos itens e Pokémon que o utiliza respectivamente.
Full Incense - Equipe em Snorlax para obter Munchlax;
Lax Incense - Equipe em Wobbuffet para obter Wynaut;
Luck Incense - Equipe em Chansey/Blissey para obter Happiny;
Odd Incense - Equipe em Mr. Mime para obter Mime Jr;
Pure Incense - Equipe em Chimecho para obter Chingling;
Rock Incense - Equipe em Sudowoodo para obter Bonsly;
Rose Incense - Equipe em Roselia/Roserade para obter Budew;
Sea Incense - Equipe em Azumarill/Marill para obter Azurill;
Wave Incense - Equipe em Mantine para obter Mantyke.

PS: Você pode equipar um Pikachu/Raichu com Light Ball para obter um Pichu com Volt Tackle ;)


Enfim, ficou com alguma dúvida ainda? Gostaria de acrescentar alguma informação ao texto? Deixe um comentário sobre!

Smell ya' later!

2 comentários:

Anônimo disse...

Breed de Pikachu/Raichu necessariamente nasce Pichu?

Unknown disse...

Sim (: