"Dafuq categoria de move, Jeff", bom como eu disse no post anterior, existe mais de uma forma de um ataque obter mais poder, além de Nature e STAB, que seria ele sendo especial ou físico. Nesses casos, respectivamente o Sp. Atk e Atk do pokémon influenciam no poder final do seu golpe.
Anteriormente, nas três primeiras gerações, essas categorias eram divididas pelo tipo, e não singularmente. A partir da 4.ª Geração, os golpes passaram a ser divididos singularmente, ou seja, independentemente do tipo, ele poderia ser físico ou especial.
Podemos citar como exemplo, o golpe Spark, na terceira geração ele era considerado especial por ser do tipo Electric, mas na quarta geração ele passou a ser considerado físico..
Há também os golpes considerados neutros, que são aqueles que buffam ou debuffam o seu pokémon, causam status ou mudança climática. Neles nada afeta o poder, até porque eles não têm.
Isso tudo realmente interfere no resultado final do dano que seu pokémon pode causar no adversário. Por exemplo, não é muito inteligente ter um Charizard com um bom Sp. Atk, e só colocar moves físicos nele. Claro que in-game isso pode até funcionar, mas no competitivo dificilmente ele irá fazer algo.
Enfim, espero que tenha sido claro na explicação, e ter ajudado a entenderem o que são aqueles simbolozinhos antes do seu move.
Smell ya later! ;P
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